quinta-feira, 1 de outubro de 2009
Música Folclórica Latino Americana by Sociólogo José Refugio Ramírez Funes
Olá amigos
aficionados do universo latino-americano.
Meu nome de guerra é Ramires do Brasil e Cuco do México (José Refugio Ramírez Funes).
Nasci na terra do Zarape e do Mariachi e cresci na terra do Pandeiro e da Bossa Nova.
Minha vida é algo assim como as águas do oceano Atlântico quando se misturam com o rio Amazonas configurando belo e insólito mosaico macro geográfico bi-color no mapa mundi desta maravilhosa parte da Terra - a última de um mundo sem rumo sem sentido sem razão sem respeito à Natureza sem projeto ontológico, mas com grandes povos abençoados de criatividade, inovação e imaginação.
Deu na loka de fazer um blogger - meu segundo blog - agora sobre música folclórica latina em português, especialmente, para essa moçada nova que faz parte da geração McDonalds e do Orkut e que ainda não conhece o repertório musical folclórico latino-americano dos tempos do Macondo de Gabriel Garcia Marquez - que tanto gerenciaram meus ímpetus e delírios num patamar do bem viver e trouxeram longas horas de prazer e deleite - , mas que não parou de produzir grandes trovadores.
O mais importante da vida para mim.
Mas também para todos aqueles e aquelas que conhecem e adoram músicas como Gracias a la Vida de Violeta Parra/Mercedes Sosa ou Yolanda de Pablo Milanés/Chico Buarque, isto é, esses entes que estão por aí espalhados e perdidos pelo corredor do existir rotineiro daqui ou acolá, mas também para aquela nova geração amante do folclore latino que nasceu nos anos 80s ou 90s e adora a nova gleba de trovadores modernos, como Arjona, Juanes, Sabina, Tito Paes, Lenine...
É antes de mais nada, confesso, um blog-testamento construido por um músico e amante desses ritmos latinos e desses anos 80s de tanto bombo e charango que ´alucrinaram´ e iluminaram minha caminhada, e de muitos outros mais, por esta grande Nossa América.
Sou grato por esta sorte que tive ao ter contato com esse maraviloso mundo de tarkas e quenas, arpas e marimbas, zamponhas e sambas, pandeiros e chacoalhos, inkas e takis, intis e quilas, quatros e violas vibrando com takiraris e huaynos, polkas e sayas deste Gigante Continente Latino, que tanto sangue, trabalho suado, democracias, revoluções, golpes, juventudes rebeldes e intelectuais responsáveis engendrou.
Adoro salsa, cumbia, samba e todo ritmo afro-brasil-caribenho, mas aqui não será o caso.
Te amo e por isso quero, meu querido Brasil, maior integração tua com este meu micro cosmo de ´antaño´: sim hoje às vésperas da segunda década de 2000, pois pouco ainda fizemos ao longo dos últimos 30 anos de solidariedade latino-americana.
Quero mais México/Brasil - não tenham medo de ser parceiros, são complemento isso eu garanto. Quero ver mais espadas (churrascarias) no México e mais tequilas com limão e sal no Brasil. Unam mais o nosso Continente Américano, a nossa Terra Planetária.
Este blog-testamento é, portanto, meu tributo ao Tarancón e Raices de América - dois grandes e corajosos, sensitivos e melodiosos, auditivos e talentosos grupos brasileiros que promovem a música folclórica latina pelo Brasil afora há mais de três décadas.
É parte do tributo à minha família Ramírez Funes pelos seus mais de 30 anos de musicalidade e influência, de lutas e sonhos, de projetos e maluquices, que também fomentou essa primitiva e lúdica cultura, mas sobretudo, está dedicado aos meus sobrinhos - os primeiros , os mais afetados por essa onda maluka dos tios - e também para os meus afilhados do México e do Brasil : Chuyin Saucedo, Abi López, Anayatzin Andrade, Juba Libânio e Joãozinho Camargo - e a seus queridos irmãos, cansados de ouvir minhas vozes, meus apelos e acordes...
Vai com especial carinho ao meu padrinho e irmão José Carlos Ramírez Funes, grande músico também que nos deixou numa sexta-feira lá pelas 8 horas da noite do dia 26 de dezembro de 2008, quando mal chegava nessas terras de Rebozos e Tortilhas.
Então tá.
Que venham os aplausos e holofotes com Quenas Quenachos Viguelas Quirquinchos e Cavaquinhos
Não esqueçam meus prezados amigos de enviarem seus comentários e críticas.
Para quem se interessa pelo Cinema Mexicano sigam este outro meu blogger:
http://cinemamexicano.blogspot.com
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário